quarta-feira, 2 de março de 2011

Silverchair





Dessa vez vou falar um pouco sobre o Silverchair. Uma banda de rock formada por verdadeiros prodígios porque foi formada quando eles ainda tinham apenas 12 anos de idade. Por ter sido revelada em 1995 foram logo tachados de Nirvana de pijamas, pela formação e características físicas das duas bandas serem parecidas, mas independente das comparações eu particularmente acho que o Silverchair deve ser visto pelo que eles são, pelo som que fazem e não pelas comparações que são feitas. Para mim a banda é dividida em duas fases, a primeira que engloba os dois primeiros Álbuns por ser mais barulhenta e a segunda que engloba os três últimos Álbuns por ser mais melancólica. Pessoalmente eu prefiro a primeira fase da banda.
O primeiro Álbum “Frogstomp”, é muito bom e apesar de não ter muitos overdubs e ser um pouco simples, ele marcou sua época. Já o seu sucessor “Freak Show”, veio com mais peso, mais barulho. As músicas de “Freak Show” são mais soturnas e por isso ele é meu Álbum favorito do Silverchair. Minha história com ele se iniciou logo quando eu comecei a gostar de rock, eu com meus 14 anos já fascinado por Nirvana recebi a indicação de escutar Silverchair. O primeiro Clipe da banda que eu vi foi o da música “Cemetery” e confesso que não gostei, mas naquela época o Álbum “Neon Ballroon” já havia sido lançado, após ver o clipe de “Anthem for the year 2000”, resolvi dar uma chance para a banda e peguei emprestada uma fita com as músicas do “Freak Show”. Após comprovar que o som da banda era realmente bom comecei a me tornar fã.
Após alguns anos desejando tanto o “Bleach” do Nirvana quanto o “Frogstomp” do Silverchair, (o que na época era muito difícil de conseguir) um amigo que passava por uma loja encontrou o CD do “Frogstomp” á venda em uma promoção e se lembrou como eu estava louco atrás daquele Álbum. Esse amigo comprou o CD e me revendeu. Por muito tempo eu fiquei absorvido pelas músicas do “Frogstomp”, mas meu favorito mesmo de longe era “Freak Show”.
Do “Freak Show” as músicas que eu destaco são: “Slave”, “Freak”, “Abuse me”, “Lie to me”, “No association”, “Pop song for us rejects”, “Learn to hate”, “Roses” e “The Closing”. Não que as outras músicas sejam ruins, mas as que eu citei são as minhas favoritas.
            Por muito tempo o Nirvana e o Silverchair reinaram no meu gosto musical, são minhas bandas favoritas e foram as bandas que me ensinaram a escutar música de verdade, também foram as bandas que me incentivaram a querer aprender a tocar guitarra e me inseriram no mundo da música completamente. Por muito tempo também, eu não me sujeitava a procurar e gostar de outras bandas. Eu temia que se gostasse de alguma outra banda poderia esquecer as minhas duas favoritas, mas acabei aprendendo que elas não seriam esquecidas e que se eu gostasse de outras bandas estaria apenas acrescentando mais variedade na minha bagagem musical. Hoje em dia é difícil contar nos dedos quantas bandas eu escuto e gosto, mas essas duas bandas, Nirvana e Silverchair sempre estarão gravadas em meu coração, mesmo que ninguém entenda o elo que eu formei com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário