sábado, 2 de abril de 2011

Alta Vila


Quando alguém pergunta sobre pontos turísticos em Minas Gerais, muitos respondem no ato a Lagoa da Pampulha, a Praça do Papa, as Cidades Históricas como Ouro Preto, etc, mas na minha opinião, tem também um lugar que poderia ser visto como ponto turístico e esse lugar é a Torre do Alta Vila. Trata-se de uma torre de 101 metros de altura, com uma arquitetura moderna e diferente. Na verdade ela pertence mais ao município de Nova Lima do que a grande capital Belo Horizonte. Ela se situa bem na entrada de Nova Lima e seu topo está situado no ponto mais alto de toda Belo Horizonte, a tornando visível em qualquer ponto de BH.
O que me fez querer fazer uma postagem sobre esse lugar é simplesmente porque eu pessoalmente o acho magnífico. A primeira vez que “vi” essa Torre foi em uma vinheta da Rede Globo Minas há alguns anos. Quando a vi pensei: “- Hum, uma torre parecida com a Abóbora Central de Seatlle. Não sabia que tinha um ponto assim aqui em BH.”. Mal tinha reparado que aquela torre é a mesma que eu vejo todos os dias daqui da minha casa.
O que a deixa mais bela, é o sistema de iluminação moderna que durante a noite a permite ficar mudando de cor, variando entre azul, verde, vermelho e violeta. Na época da copar do mundo de 2010 ela ganhou iluminação especial com fortes tons de verde e amarelo, sem contar as fortes e potentes luzes no topo, era um verdadeiro espetáculo. Atualmente eu não sei o que está acontecendo com ela que desde Dezembro ela não está mais usando essa iluminação. Ela também possui em seu interior várias lojas, entre elas o famoso Hard Rock café, restaurante temático que também é o segundo aqui na América do Sul. Além dos vários eventos que são feitos nela.
Muitos malucos usam a plataforma da torre para praticar Bunglee Jump. Muitos a acham parecida com um disco voador. De dentro da torre se tem uma maravilhosa visão paronâmica de toda a cidade. E eu pessoalmente adoro essa torre, mesmo sem nunca ter ido visita-la (ainda, eu espero), não sei como explicar, mas eu admiro muito essa torre e todos os dias tiro alguns minutos (às vezes segundos) para namora-la. Com luzes, ou sem luzes noturnas especiais, esse é um ponto daqui de BH que eu realmente acho maravilhoso.
Abaixo seguem alguns vídeos da torre. E por ultimo está a minha vinheta favorita da Rede Globo feita para divulgar a cidade, com música especialmente composta pela banda Thianastácia, para quem é mineiro já é comum ver essa vinheta, mas para quem não é de Minas aí vai, “- Eu sou mineiro hey, eu sou mineiro how!”.

            http://www.youtube.com/watch?v=OOHvFf_V52I&feature=related
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário