sábado, 4 de junho de 2011

Mega man X

Vou falar agora de outra série com um X no nome, porém dessa vez é de uma série de jogos de vídeo game conhecida como Mega man X. A franquia de jogos da série Mega man já é bastante conhecida pelos jogadores e seus famigerados também. Mas a minha série favorita é a série X. A história de Mega man é bastante semelhante a de Astro Boy, personagem de Osamu Tezuka, um robô que foi que possui sentimentos e luta contra a horda maligna de robôs que é liderada pelo mesmo doutor que o criou.
Porém o Mega man clássico que foi criado em 1987, recebeu sua primeira “evolução” no inicio dos anos 90 com a série X. Uma história melhor elaborada e digamos voltada para o público jovem que se passa cem anos a frente da série clássica. Nela Mega man X tem a missão de deter Sigma, um terrível vilão que planeja destruir toda humanidade. Para auxiliar sua caminhada, Mega man X deve encontrar peças que lhe proporcionam melhorias em suas partes robóticas como Corações que aumentam a capacidade total de sua energia, os Energy Tanks que armazenam energia para momentos críticos e partes de Armadura que aumentam suas habilidades. Isso sem contar as habilidades dos inimigos que Mega man adquire após derrotar algum mestre de fase.
A série X teve oito capítulos, (pelo menos que eu saiba) e a cada nova aventura, Mega man encontrava uma nova armadura e novas habilidades para combater Sigma e seus aliados. Mega man conta com a ajuda de Zero, um personagem com passado misterioso. O primeiro jogo da série que joguei foi o Mega man X3 para Playstation. Na época um amigo havia pegado o console emprestado e alguns jogos, o que mais jogamos foi o do Mega man. De cara eu pirei com a abertura do jogo toda em animação com a música japonesa.
O jogo era bem difícil (característica de todo jogo da série Mega man X, principalmente para principiantes), não chegamos a passar nenhuma fase de início, mas nem por isso deixamos de gostar do jogo. Desde aquela época eu gostei do personagem Zero e comecei a procurar mais a respeito da série. Então um outro amigo meu que tinha o Super Nintendo e sempre chamava a galera para jogar, comprou o cartucho do Mega man X2. Todos nós quebramos a cabeça para desvendar os segredos do jogo, mas após um tempo ás coisas iam ficando mais fáceis. Após apanhar um bocado em algumas fases, nós pegávamos a manha do jogo. O final é bem decepcionante, mas ainda assim valia a pena jogar.
Depois disso, meu irmão comprou o nosso Super Nintendo e compramos o cartucho de Mega man X. Pouco tempo depois o mesmo amigo do Mega man X2, comprou um Sega Saturno e o jogo Mega man X4. Mais um grande jogo que exigiu muita paciência de nós três (meu irmão, nosso amigo e eu), pois o Sega Saturno do nosso amigo não possuía Memory Card e sempre perdia os dados de jogo quando desligávamos o console. Jogávamos praticamente de quatro a oito horas por dia (como era boa a vida de estudante) na tentativa de ver o final do jogo com os dois personagens (Zero se tornou completamente jogável a partir desse jogo). Depois disso nosso amigo comprou o Mega man X3 e finalmente tivemos a oportunidade de debulhar o jogo, afinal já não éramos mais simples principiantes da série.
Então foi a vez de jogar Mega man X6, dessa vez em um Playstation de um outro amigo que me emprestava o console nos fins de semana enquanto ele viajava. Esse foi o primeiro jogo do Mega man X que joguei completamente sozinho. Não sei explicar o porque, mas gosto desse jogo em especial porque ele parece ter mais elementos, são duas armaduras secretas, Blade e Shadow, você já começa com a armadura Falcon conquistada em Mega man X5 (que naquela época eu ainda não tinha jogado) e você tinha que resgatar todos os Reploids para conseguir habilidades extras. Você não podia perder ou matar nenhum Reploid. Isso sem contar a abertura que apesar de ser com desenhos aproveitados de Mega man X5 e em animações paradas, possuía a música “Moon light” de Showtaro Morikubo e trecho de “The Answer” do mesmo artista. Aquele foi o meu primeiro contato com o J-Rock.
Depois de algum tempo, quando comprei meu Playstation 2, comprei de cara o Mega man Collection que possui todos os jogos da série até Mega man X6 e também o Mega man X8. Em Mega man X8, há uma enorme evolução gráfica e o próprio universo da série ganhou uma revigorada. Confesso que a princípio eu estranhei um pouco o jogo, mas todos os elementos clássicos estão lá, com a inclusão do personagem Axl. De todos os jogos do Mega man X, o único que ainda não joguei foi o Mega man X7, mas espero poder jogá-lo algum dia. Sei que essa postagem ficou um pouco longa, mas Mega man X merece por ser um jogo que marca muito a minha memória e a minha trajetória de jogador de vídeo game. Recomendo essa série mesmo possuindo alguns jogos já antigos e outros recentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário