quarta-feira, 9 de maio de 2012

Entrevista com Autores


A entrevistada da vez é Babi Dewet. Autora de “Sábado á Noite”, livro que inicialmente foi publicado de maneira independente e há pouco tempo foi relançado pela Editora Évora através do selo Generale. Talvez muitos de vocês já a conheçam, talvez muitos de vocês já chegaram a ler “Sábado á Noite”, mas ainda assim lhes convido a ler a entrevista que a autora concedeu para o Blog do Silvaerrado.
 
01- Quando você decidiu se tornar escritora?
Sempre escrevi como diversão mesmo e, antes de Sábado à Noite, a idéia de publicar um livro não era prioridade na minha cabeça. Em 2009, quando estava precisando de uma mudança na vida, pensei em tudo que eu realmente gostava de fazer e no que valeria a pena viver por. E escrever foi uma das principais. Foi quando pensei que eu tinha muito a mostrar a leitores e que poderia me tornar escritora.

02- Em qual momento da sua vida a Literatura se tornou especial?
Desde muito pequena! Com três anos eu aprendi a ler sozinha com os livros que minha mãe tinha em casa e, acho, que desde essa época a Literatura mudou minha vida.

03- Qual é o autor que você mais admira? (Não vou perguntar qual é seu favorito porque muitas pessoas possuem mais de um favorito.).
Admiro o André Vianco, autor nacional, por toda sua luta, cabeça, criatividade e atitude. Foi um autor que me inspirou demais com sua história de vida e de amor pelos livros.

04- Tem alguma obra literária que lhe tocou de maneira especial? (Não vou perguntar qual é seu livro favorito pelo mesmo motivo anterior.).
Vou citar O Alquimista, do Paulo Coelho, porque foi um daqueles livros inesquecíveis que eu li quando mais nova - e que até hoje me emociona.

05- Você possui algum hobby além de ler e escrever?
Amo assistir a séries de TV, ouvir música, comer e dormir! Posso considerar meu fim de semana super ganho e divertido quando posso fazer todas essas coisas ao mesmo tempo!

06- Em sua opinião, quais são os benefícios de se ler um livro?
Além de poder viajar para outros mundos e histórias, a cultura que a leitura agrega é inexplicável.

07- Eu acredito que a Literatura não é capaz de modificar o mundo, mas é capaz de modificar as pessoas? Você acha que a Literatura é capaz de transformar o caráter das pessoas, ou promove alguma outra mudança?
Acredito muito que os livros podem sim mudar as pessoas. Podem abrandar uma sensação ruim, podem ensinar diversas coisas, tornar uma pessoa mais comunicativa, mostrar pontos da vida que a pessoa não tinha percebido, entre muitas outras coisas. E como a leitura é algo mais pessoal do que TV , por exemplo, acaba fazendo essas mudanças de forma mais consistente!

08- Para escrever você se inspira ou se influencia em algo?
Tudo me inspira! Desde músicas à fotos.

09- Como é sua relação com seus leitores? Você é muito assediada?
Não sou assediada! Meus leitores são como amigos meus. Quando a gente se encontra, adoro bater papo sobre tudo que consigo imaginar que temos em comum e trocamos muitas figurinhas. Acho que nossos leitores acabam fazendo tanta parte da nossa vida que a gente sempre acha que os conhece há muito tempo! Eu fico criando intimidade com todo mundo haha

10- Sabendo que “Sábado á Noite” foi inicialmente uma publicação Independente e que agora foi relançado por uma editora comercial, poderia contar um pouco sobre como foi essa experiência?
A experiência de publicar independente foi o melhor que eu poderia ter feito como autora, porque me fez crescer e conhecer mais o mercado que trabalho. Dessa forma a minha nova editora pode confiar em mim, nas minhas opiniões e me sinto bem mais tranquila em deixar minha história nas mãos deles. Aprendi que é uma troca e estou muito feliz com a oportunidade!

11- “Sábado á Noite” possui continuação (fiquei sabendo que será uma trilogia). Essa trilogia já havia sido planejada antes ou foi idealizada após a publicação do livro por uma editora comercial?
Sábado à Noite é trilogia desde a primeira vez que foi escrita, antes de 2006! Como sempre imaginei uma história que seguia o crescimento dos personagens, nunca consegui colocar isso em uma só parte. Sempre quis dividir.

12- A capa da nova edição do seu livro ficou bem fiel a antiga. Foi difícil convencer a editora a manter o estilo, ou foi uma decisão da própria editora mantê-lo?
Foi uma decisão mútua. Conversamos muito sobre isso. De início eu estava muito apreensiva sobre a capa, passei dias sem dormir imaginando se eu deveria mudar ou manter o mesmo estilo. Não é algo fácil como as pessoas pensam. Isso iria determinar muito sobre as vendas e opiniões dos leitores! Como eu sabia que queria manter um padrão na trilogia, optei pelo mesmo estilo - até para que sempre houvesse a ligação. E a editora foi muito legal me apoiando em todas as minhas maluquices!

13- Se algum dia algum autor lhe convidar para uma possível parceria, você aceitaria?
Claro! Novas experiências são sempre bem vindas!

14- Andei vendo (e acompanhando) a produção do Book trailer de seu livro. O resultado final ficou muito bom. Se assemelha a algumas séries adolescentes presentes na TV. Não pude deixar de notar a semelhança física entre você e a protagonista do Book trailer (só faltou a tatuagem de estrela no ombro esquerdo dela) e o sobrenome igual. Vocês duas possuem algum grau de parentesco? Se sim qual seria esse grau?
Ela é minha irmã! Brenda sempre quis ser uma das minhas personagens e, quando tive a oportunidade, precisei deixá-la interpretar. Ela é uma garota muito mais madura que a Amanda, só que - além de ótima cantora e também escritora de uma das músicas da trilha sonora - é ótima atriz e pôde me ajudar bastante no booktrailer! By the way, obrigada pelo elogio ao vídeo! Sempre foi uma grande vontade minha!

15- Se algum dia surgir a oportunidade de adaptação de seu livro para algum filme ou série, você toparia embarcar no projeto?
Claro! É um dos meus projetos futuros, sem dúvida!

16- Tem algum personagem de livro com o qual você se identifica? Se sim, por quê?
Essa pergunta sempre me deixa confusa. Acho que não tem um personagem que me identifique em si. Quando leio acabo entrando na vida dele, mas é isso. Nunca consegui escolher um!

17- Como autora, qual é seu maior sonho?
Ter minhas histórias sendo divididas com as pessoas!

18- Você gostaria de deixar algum recado para as pessoas que estão lendo? Pode ser o que você preferir, um conselho, uma mensagem, uma dica, um poema, um sermão, um puxão de orelha, um desabafo, o que você preferir.
Minha dica sempre é para correr atrás do que você realmente quer. Ter ambição, sabe? Lutar pelo seu sonho e todo o clichê que isso envolve. É a pura verdade. Se gosta de escrever, faz o que puder para ser lido e enfrente tudo, desde críticas à momentos ruins, de cabeça em pé e tentando sempre aprender! Se gosta de ler, não se contente com pouco! Tem um mundo enorme de histórias por aí esperando para serem lidas!
Gostaria de lhe agradecer profundamente por ter cedido um pouco de seu tempo para responder a essas perguntas. Desejo-lhe tudo de bom e que os leitores possam ser presenteados sempre com uma obra de qualidade de sua autoria.
Para quem quiser saber mais sobre a autora é só acessar o site oficial:
 


Curiosos para ver o Book trailer de “Sábado á noite”? Acessem:



Essa é a capa da versão independente do livro. Em outras palavras, raridade para colecionadores daqui há algum tempo.


Essa é a capa da nova edição, que ficou extremamente fiel a primeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário