terça-feira, 1 de maio de 2012

Sons de uma infância




Para a postagem referente a música, farei algo diferente dessa vez. Quem nasceu nos anos oitenta provavelmente cresceu escutando discos do Balão Mágico, Trem da Alegria, Xou da Xuxa e outros famigerados infantis. Minha família nunca teve muita condição de comprar discos. Tudo o que tinha de discos infantis eram o primeiro disco do Xou da Xuxa que meu irmão e eu ganhamos de uma tia que não gostava da “Rainha dos baixinhos” e um disco do Gugu chamado Viva a Música.
Mas não significa que minha infância foi trágica por conta disso. Conhecia algumas músicas do Trem da Alegria e do Balão mágico por conta das aparições em programas da Globo, mas não conhecia todas. Há mais ou menos um ano quando fui procurar algumas músicas para uma colega de serviço, acabei escutando várias músicas do Trem da Alegria. Confesso que me interessei muito por elas.
Na minha humilde opinião são músicas saudáveis que carregam em si o espírito do que é ser criança. Não ter maldade com nada, não ter preocupação com contas ou trabalho, etc. É muito agradável escutar uma música voltada para o público infantil que diz na letra coisas do tipo: “No Zeppelin abrir caminho pelo Céu. Voar, voar e descobrir que a Lua é de queijo e o Sol é uma bola de mel.”.
Se for parar pra pensar, as crianças de hoje em dia estão crescendo consumistas graças à lavagem cerebral que sofrem de produtos marqueteiros a fim de socar qualquer porcaria na cabeça dos pequenos. Não é só porque as crianças aceitam qualquer tipo de programa ou música ou o que quer que seja que vamos MATAR a inteligência e o espírito delas empurrando-lhes qualquer produto com o intuito de gerar fins lucrativos.
 Eu acho que se tivesse filho ou filha, não permitiria que escutassem esses lixos musicais que trazem na letra coisas do tipo: “Se você quer sorrir, é com Patati. Se você quer brincar, é com Patatá. Se você quer sorrir e brincar, Patati Patatá! Se você quer sorrir e brincar, Patati Patatá!”.
Que esses projetos de palhaço me desculpem, mas acho que o Bozo era muito mais autentico do que essas amebas industriais que são completamente FAKE. Bom voltando ao assunto. Desde quando era criança me interesso por música, mas quando somos crianças não temos um senso muito crítico e nem um estilo musical definido. Cresci escutando músicas Sertanejas e vários discos do Roberto Carlos graças a minha mãe, mas nunca me interessei muito por isso. Sempre gostei de músicas barulhentas. Quanto mais “doida” fosse, mais eu me interessava.
Mesmo sem ter um estilo musical preferido, eu sempre curtia músicas variadas. Depois de ter colocado Internet em casa há alguns anos atrás, acabei encontrando algumas músicas que de uma forma ou de outra me fazem recordar de fatos e acontecimentos da minha infância. Não é Rock propriamente, mas são músicas que me trazem recordações. Tentarei fazer uma lista com a explicação de cada música seguindo uma ordem cronológica.

01 - Del Shannon “Runaway”
02 - Chicago “Harry Truman”
(Bem, essas duas primeiras músicas foram escutadas de forma incessante por mim em minha infância. Minha mãe tem um amontoado de compactos. Discos pequenos com apenas duas ou quatro músicas de um mesmo artista ou de artistas variados. Fato é que nesse amontoado de compactos, eu adorava escutar o que tinha essas duas músicas. Poderia listar mais músicas pertencentes aos outros compactos, mas já procurei na Net e não encontro de jeito nenhum, então fica para a próxima.).
03 - Oldies Jive Bunny & The Master Mixers “That’s What I Like”
04 - A-ha “You Are The One”
(Já essas eu costumava escutar quando eram usadas em fundos musicais de programas de auditório. Não lembro se era do Chacrinha ou da Xuxa. “You Are The one” do A-ha eu também costumava escutar direto nas rádios. Ainda falando em A-há, adoro o clipe e a música de “Take on me”, é tão anos oitenta.).
05 - Oingo Boingo “Stay”
(Bom, as novelas da Globo sempre trouxeram em suas trilhas sonoras musicas que estão estouradas e foi assim que conheci muitas delas. Com “Stay” não foi diferente. Eu a conheci graças a trilha sonora da novela Top Model de 1989. Pelo que me lembro, essa foi a primeira música que me chamou atenção por causa da sobreposição de vozes em tons diferentes. Sempre curti esse tipo de harmonia em algumas músicas. Uma coisa que também me lembro dessa novela é o bordão da personagem Naná, interpretada por Zezé Polessa, que sempre dizia “Meleca” por qualquer motivo aparente. Ainda nessa novela me lembro da música “Hey Jude” interpretada por Kiko Zambianchi e da música “Oceano” do Djavan.).
06 - Men at Work “It’s a Mistake”
07 - Depeche Mode “Just Can’t Get Enough”
(Essas duas músicas são do início da década de oitenta, mas eu as conheci no início 1991. Talvez meados de 1992. Pertencia a um daqueles discos de coletânea de músicas diversas, algo semelhante a trilha sonora de algum programa ou novela. Esse disco tinha apenas músicas internacionais e pertencia a uma parente nossa. Eu e meu irmão vivíamos escutando esse disco e um outro. Não me lembro exatamente o nome deles. As únicas músicas das quais consegui encontrar na Internet foram essas. Me lembro apenas que um dos discos tinha na capa a tela do jogo do Pac man e tinha o nome Vídeo Game no topo.)
08 - Extreme “More Than Words”
(Não me lembro exatamente onde escutei essa música pela primeira vez, talvez a escutei no rádio. Sei que pode até parecer piegas, mas sempre a achei linda de verdade, além de ser extremamente romântica.).
09 - Ice MC “Cinema”
10 - C&C music factory “Gonna make you sweet” (Everybody dance now)
11 - 2 unlimited “Get ready for this”
(Nesse ponto a minha lista começa a rumar um estilo mais Eurodance. Era o estilo que estava bombando no início dos anos noventa, mesmo com a explosão do Grunge. Me arrisco a dizer que se o Eurodance tivesse sobrevivido mais tempo e se TALVEZ eu não tivesse me envolvido com o mundo do Rock e me apaixonado pelo mesmo, poderia ter o Eurodance como estilo musical favorito. O ritmo e a batida desse estilo musical são bastante energéticos e contagiantes. Além dessas três, me lembro também de “I’ve got the power” do Snap.).
12 - Dr. Alban “It's My Life” (Tecno-House)
(Me lembro da época em que um primo mais velho morou com minha família por um tempo. Nas noites de Sábado, dia de folga do rapaz, ele sempre ligava o rádio em volume alto na rádio 98 FM e na Jovem Pan, (época boa) e sempre passava essa música.).
13 - Red Hot Chili Peppers “Give It Away”
(Eu nem sabia direito o que era o Red Hot Chili Peppers, mas adorava essa música. A conheci graças a trilha sonora da novela “Perigosas Peruas”.)
14 - Snap “Do you see the light” (original)
(Eu amo essa música, principalmente porque ela consegue fazer eu me lembrar de uma pessoa MUITO especial para mim. A responsável pelas melhores lembranças da minha infância. Por muito tempo fiquei procurando ás cegas por essa música na Internet. Como muitos de vocês devem saber, é extremamente difícil encontrar algo na Net quando não se tem informações suficientes, apesar da facilidade. Sei que essa pessoa especial está em algum lugar nesse exato momento e sei que um dia ela poderá ler essa postagem e se lembrar de tudo o que passamos juntos e sentirá tudo o que sinto quando me lembro dela.).

15 - Deborah Blando “Decadance Avec Elegance”
(Essa pode assustar muitas pessoas que me conhecem, mas sim ela também está na lista. Fez parte da trilha sonora da novela “Deus nos acuda” e eu simplesmente gostava de escuta-la.).
16 - Scatman John “Scatman” (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)
(Essa música me faz me lembrar de quando estava na Terceira Série e sempre que ia para a escola passava em frente a uma casa onde o proprietário estava escutando sempre exatamente essa música.).
17 - MC Hammer “Can't Touch This”
18 - Sandra “(I'll never be) Maria Magdalena”
(Para finalizar essa lista, coloquei duas músicas que conheci graças a uma fita que eu e meu irmão sempre escutávamos. Foi uma das primeiras fitas K-7 que tivemos na vida e a escutávamos praticamente todas as noites. A música “Can’t Touch This” do MC Hammer eu já conhecia por alto por escutar colegas cantarolando-a e vizinhos escutando-a, mas somente a conheci na íntegra graças a essa fita. Já “(I’ll Never be) Maria Magdalena” foi na verdade lançada em 1985 e relançada em 1993. Adquirimos a fita em 1994, mas foi há poucos meses que descobri o nome da música, graças ao CD que uma colega de serviço me mostrou.)
Bem, a lista é essa. Bastante eclética e variada. Possui Rock, Pop, Eurodance, New Wave e muitos outros. Não me entendam mal, eu sempre irei amar o rock e nunca deixarei de gostar dele, mas essas músicas fazem parte de lembranças pessoais de certa forma. Muitas músicas ficaram de fora, algumas por eu não saber o nome, outras por motivos de força maior. Por exemplo, a música “Wishing on a Star” do grupo The Cover Girls sempre me trás lembranças da atriz Daniella Perez que foi brutalmente assassinada no final de 1992. Consequentemente me lembro de toda fatalidade quando escuto a música e tenho certeza de que não sou o único.
Pois bem, vamos seguir com a programação normal do Blog do Silvaerrado. Na próxima postagem sobre música, prometo que falarei do bom e velho Rock’n Roll.

Não deixe o sonho acabar meu lindo pássaro azul
Solto pelo ar fazendo a vida sempre mais bonita
Voa canção que leva o meu coração
Faz brilhar a paz que a vida é quem nela acredita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário