terça-feira, 12 de junho de 2012

Deftones



Deftones é uma banda de rock formada no final dos anos oitenta na cidade de Sacramento. Inicialmente com um som bastante pesado com influências um pouco grunge e o tempero do Skateboard, passou a ser mais New Metal com o decorrer dos anos. A banda lançou seu primeiro álbum intitulado “Adrenaline” em 1995 e de lá pra cá já foram lançados mais cinco. O mais recente é “Diamond Eyes”, lançado em 2010 pouco após o acidente envolvendo o baixista Chi Cheng, um membro influente da banda.
Conheci o Deftones em 2002 graças ao clipe da música “Back to School”. Desejava poder causar aquele tipo de fordunço na minha escola. Pouco tempo depois um amigo me emprestou o cd “White Pony”, o mais recente daquela época. Me lembro de ficar escutando esse álbum á tarde toda enquanto desenhava em meu caderno. Na época o que me chamou a atenção nesse álbum foram os arranjos bem feitos das músicas e os elementos que até então eu pouco escutava em músicas de rock. O encarte do cd também trazia uma arte bastante clean. Sem nenhuma foto, todo na cor branca apenas com a silueta de um pônei na parte inferior e as letras das músicas impressas.
Minha preferência era pelas músicas mais pesadas como “Elite”, “Street Carp” e “Korea”. Confesso que não tinha muita paciência para a música que fecha o álbum “Pink Maggit”. Naquela época outra música que conheci da banda foi “My Own Summer (Shove It)” graças à trilha sonora do filme Matrix, mas essa pertence ao álbum anterior “Around The Fur”, lançado em 1997.
 Ainda falando em “White Pony”, quando adquiri internet em casa pude conhecer mais do trabalho do Deftones e uma coisa que não pude deixar de notar é que alguns sites de informações e até mesmo alguns cd’s não classificam a faixa “Back To School” como a primeira do álbum. Em minha opinião, acho essa faixa praticamente perfeita para abrir o disco. Acho um pouco estranho começar a ouvi-lo a partir da faixa “Feiticeira”. Tudo bem “Feiticeira” é uma boa faixa também, mas ela se encaixa melhor como segunda faixa.
Discussões a parte, por algum motivo meu álbum preferido do Deftones é justamente o “White Pony”. Os dois primeiros álbuns da banda Também são ótimos, mas gosto mais do terceiro. Há algum tempo, vendo alguns vídeos da banda no Youtube descobri um canal que provavelmente foi criado por um fã. Nesse canal foram adicionadas todas as músicas de todos os álbuns do Deftones até a atualidade. Cada música possui um clipe próprio que acaba se entrelaçando com os clipes oficiais. Nesse canal acabei descobrindo também a Demo (Like) Linus, gravada em 1993 pela banda.
Em alguns clipes se dá para notar que são propagandas, mas outros possuem uma montagem tão bem feita que mal se dá para diferenciar se são propagandas ou produções feitas por fãs mesmo. A pessoa responsável por esse canal está de parabéns pelo trabalho e pela paciência em montar clipe por clipe. Lembrando que são quase cem músicas presentes em todos os álbuns do Deftones.
O vocalista Chino Moreno e outros membros da banda costumam fazer várias participações em álbuns de bandas amigas como o Korn, Soulfly e Limp bizkit. Esse tipo de parceria é facilmente visto em grupos de New Metal.
Na verdade não tenho muito para falar do Deftones. Cada álbum possui uma atmosfera diferente e alguns hits. Por isso para finalizar a postagem emendo uma playlist de músicas das quais gosto e que estão presentes em meu MP4. Poderia facilmente fazer mais uma postagem do M. Player, mas irei aproveitar essa postagem mesmo.
01 – “7 Words”
02 – “Bloody Cape”
03 – “Elite”
04 – “Engine Nº 9”
05 – “Feiticeira”
06 – “Korea”
07 – “Lotion”
08 – “Mein”
09 – “Needles and Pins”
08 – “Rapture”
09 – “Rats!Rats!Rats!”
10 – “Rickets”
11 – “Root”
12 – “Sinatra”
13 – “Street Carp”
Abaixo deixo o vídeo de um show do Deftones do qual achei muito FODA.




Para quem estiver interessado em ver os clipes que mencionei com todas as músicas da banda, basta clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário