domingo, 12 de maio de 2013

Peu Sousa (R.I.P)


No princípio da semana passada fui pego de surpresa por mais uma fatal perda no mundo da música. Faleceu no dia cinco de Maio, Peu Sousa guitarrista da banda da Pitty entre 2003 e 2005. Fiquei bastante triste, pois o admirava muito. Ele tinha um jeito único de tocar guitarra e realmente se envolvia de forma profunda com a música em si.
Como conheço o trabalho da roqueira Pitty desde 2003 acabei me familiarizando com os músicos que a acompanhavam. Vendo os especiais de TV como o Família MTV da Pitty, era como se já conhecesse a todos há muito tempo. Embora não os conhecesse pessoalmente. O jeito maluquete do Peu me fazia dar boas risadas. Ele parecia ser realmente um cara de bom astral e de bem com a vida. Vendo o DVD “Admirável Vídeo Novo” isso podia ser comprovado (assisti esse DVD tantas vezes que houve até uma perda total no meu). Nesse mesmo registro pude ver a admiração do guitarrista por outro músico, Emerson Boréu. Peu dizia que Boréu era um de seus heróis e que por aquele dia ele próprio estava sendo Emerson Boréu também. Além de portar uma Stratocaster vermelha idêntica a de seu herói.
No iníciozinho de 2005 soube que Peu deixou a banda da Pitty. Confesso que pensei que o som da banda ficaria defasado sem a presença dele na guitarra, mas acabei aceitando bem a chegada do Martin e como coloquei na postagem que fiz sobre a Pitty, me identifico muito mais com o jeito do Martin tocar porque ele tem um grande forte nas bases e o Peu já tinha um grande forte nos solos. (Quem quiser ver essa postagem completa é só clicar aqui.). Mas nada disso me impedia de gostar dos solos psicodélicos e bem estruturados do Peu.
Quando o Peu formou a banda Trêmula eu torci pelo sucesso da mesma porque quando escutei “Selvagens Procurando Lei” achei a letra muito boa. Aquele refrão dizendo: "Parte do que sou estava no lixo quando te encontrei", ficou preso na minha cabeça por muito tempo. Pena que o vocalista abandonou o projeto já quase finalizado.
Outro projeto do qual o Peu participou e eu pessoalmente não me vi interessado foi a super banda Nove Mil Anjos contando também com o baixista Champignon e Junior Lima na bateria, além do desconhecido até então vocalista Péricles Carpigiani. Desde que escutei a primeira música do grupo já imaginava que aquele projeto não iria emplacar por muito tempo. Pessoalmente achei infeliz a escolha da primeira música deles para trabalho. A música “Chuva agora” Não me agradou nem um pouco. Poderiam ter escolhido outra música. Mas enfim, a Nove Mil Anjos não durou muito e novamente o Peu ficou sem banda visivelmente destacada pela mídia. Até que ocorreu o que ocorreu.
Não vou julgar o ato suicida do Peu, mesmo porque muitos já devem estar fazendo-o. Mas fiquei triste por ver mais um musico do qual eu admiro partir dessa forma tão trágica. É o segundo esse ano. Primeiro foi o Chi Chang do Deftones, agora o Peu. Mais um talento indo embora e deixando o Brasil carente de mais um roqueiro dos bons. O que me deixa mais triste é ver o descaso da mídia. Se não fosse o sensacionalismo do Yahoo eu nem teria descoberto o fato. De tudo o que já fez, Peu foi lembrado apenas de que foi um dos músicos da banda da Pitty. E eu não vi nenhuma homenagenzinha em nenhuma emissora. Talvez seja porque não sou muito ligado em TV como era antigamente. Fato é que quando vi o clipe da Pitty “Dejá vu” na mesma semana do falecimento do musico foi inevitável não sentir uma sensação de nostalgia e tristeza ao mesmo tempo.  Sei que essa música foi composta em parceria entre a Pitty e o Peu, mas quem a gravou no álbum “Anacrônico” de 2005 foi o Martin. Ao ver o clipe também tive a sensação de que estava escutando o Peu tocando e não o Martin, principalmente nos trechos em que há um dedilhado quebrado entre o refrão e a estrofe.
O irônico para mim é que na semana anterior a morte do Peu eu me lembrei que esse ano o álbum “Admirável Chip Novo” da Pitty comemora dez anos. Ao procurar na internet vi que o álbum foi relançado em Vinil. Pensei comigo mesmo como seria legal se a Pitty largasse um pouco o Agridoce e fizesse um show comemorando esses dez anos de seu primeiro álbum, afinal se não fosse por ele ter sido lançado hoje em dia ela não seria tão popular quanto é. Pensei também como seria legal se ela chamasse o Peu para tocar  nesse possível show. Melhor ainda seria se ela resolvesse gravar um álbum novo com a banda sendo tão pesado quanto os dois primeiros e chamasse o Peu de volta. Logicamente que o Martin permaneceria na banda, mas seriam duas guitarras. O Martin tocando as bases e o Peu fazendo seus solos. Mas é claro, isso foi só uma piração de um fã que agora se tornará impossível de se realizar.
Bom, estou fazendo essa postagem (um tanto atrasada até), porque para mim foi como ter que dizer adeus a um amigo de escola daqueles dos quais já vivemos bons e maus momentos juntos e que já não temos notícias há bastante tempo. Fiquei a semana inteira sentindo uma leve tristeza e abatimento por causa da morte do Peu. A vontade que tive desde que fiquei sabendo do incidente foi a de dar um tapa na testa do rapaz e dar uma tremenda bronca dizendo coisas do tipo: “Não faça isso, Mané! Sua vida é preciosa demais para acabar assim!”, mas infelizmente nada do que eu possa fazer poderá melhorar essa situação. E agora só me restou fazer essa postagem para me despedir de um dos guitarristas mais talentosos que o Brasil já teve e agradecer por ele ter deixado registrado boas músicas para alimentar meus ouvidos. Obrigado Pedro Souza, espero que esteja em algum lugar iluminado. Não precisa ter Dez mil Anjos ao seu redor (que tirada mais piegas da minha parte, mas tudo bem.), mas que esteja cheio de paz espiritual. Só resta mesmo é assistir aos registros de imagem que ficaram do Peu fazendo suas maluquices do tipo abrir a janela da van em movimento e gritar feito louco para a fila que aguarda o show da Pitty, dele se esquecendo de sua guitarra dentro do taxi a caminho de um show, das histórias dele subindo no telhado bêbado e todos ficando preocupados temendo que ele se jogasse e também da vez em que ele se agarrou ao teto do camarim se sacudindo e berrando “I Feel Good”, enquanto todos gritavam “- Olha a Lâmpada!”, e a mesma ficando pendurada. Abaixo deixo alguns vídeos do guitarrista.


Abaixo deixo o link do vídeo extraído do dvd Admirável vídeo novo. Como eu sinto falta do meu que se perdeu totalmente.


Assim como a Pitty, nunca imaginei que um dia teria que dizer isso, mas... 
R.I.P Peu Sousa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário